Páginas

14 de abril de 2008

Como assim?

Um raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar. Lembram-se do famigerado caso Cicarelli versus Youtube, que causou o bloqueio do acesso ao site no ano passado, durante um dia, para usuários brasileiros? Dessa vez, blogueiros aderem manifesto virtual para evitar que ocorra o mesmo com o Wordpress.

A cogitação de bloqueio do provedor de ferramentas para blog Wordpress tem gerado manifestos desde semana passada. O caso é muito parecido: por conta de um, todos pagam. Ao que consta, a diferença está no fato do processo correr em segredo de justiça (possivelmente, por causa de uma denúncia por difamação), ninguém saber qual é o blog (hospedado no Wordpress) e tão pouco a razão para o bloqueio.

A ABRANET (Associação Brasileira de Provedores de Internet) explica que, para que a decisão judicial seja cumprida, os provedores terão que bloquear o acesso a todos os blogs hospedados pelo serviço. Qualquer semelhança não será mera coincidência. Eduardo Parajo, presidente da associação, em entrevista para o G1 explicou: “ordem judicial não se discute, se cumpre. Mas, como não é possível bloquear especificamente o endereço solicitado, o acesso a todos os sites com a extensão wordpress.com será impedido no Brasil”.

Fica fácil prejudicar tantas pessoas de uma maneira arbitrária como esta. Que o bom senso apareça hora ou outra. Enquanto isso, diga Não ao Bloqueio!

3 comentários:

Anônimo disse...

O que dizer... Veladamente a censura tem se apresentado em sua forma mais cruel.De modo brando toda a "liberdade de expressão" mostra-se inexistente.Não ao bloqueio é a forma mais correta de não voltarmos aos tempos da pior prisão a que o homem pode sofrer,a dos pensamentos.

Márcia disse...

Acredito que se o próprio wordpress criar a ferramenta para bloquear o blog em questão toda a polêmica se desfaz. Não sou a favor da censura nem da repressão, entretanto muitos tem utilizado a internet com liberdade excessiva: bullying, difamações, pedofilia, etc.
Alguma ferramenta tem que ser criada já que o bom senso não foi distribuído a todos.

Anônimo disse...

Acho que não é nem questão de censura, isso é mais uma atitude extremada para o Wordpress bloquear o tal blog, cujo conteúdo eu também adoraria saber.Pode tanto ser como no caso do orkut, algo sério como o combate à pedofilia, quanto uma coisa besta como o caso da Cicarelli. É errado, eu sei, mas o bom-senso tem que predominar. Ainda não somos a China, calma.