Páginas

15 de maio de 2008

“Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara”*

A adaptação cinematográfica do romance português ‘Ensaio Sobre a Cegueira’ abriu o Festival de Cinema de Cannes ontem, 14/05. O novo filme de Fernando Meireles, intitulado Blindness, levou mais de dez anos para sair do papel, visto que, Mr. José Saramago se recusava vender os direitos do livro sob o forte argumento de que “o cinema destrói a imaginação”. Este eu não posso perder!


Trecho do livro:

“Quando o médico e o velho da venda preta entraram na camarata com a comida, não viram, não podiam ver, sete mulheres nuas, a cega das insônias estendida na cama, limpa como nunca estivera em toda a sua vida, enquanto outra mulher lavava, uma por uma, as suas companheiras, e depois a si própria.”

José Saramago, 1995

*Na contracapa, citado de um fictício ‘Livro dos conselhos’.

:::: Ficha Técnica

Elenco:
Julianne Moore
Mark Ruffalo
Alice Braga
Danny Glover
Gael García Bernal
Sandra Oh
Jorge Molina
Katherine East
Scott Anderson

Direção:
Fernando Meirelles

Produção:
Andrea Barata Ribeiro
Niv Fichman
Sonoko Sakai

Fotografia:
César Charlone

Trilha Sonora:
Marco Antônio Guimarães

3 comentários:

Anônimo disse...

As poucas cenas que vi mostram que o longa promete deixar-nos com muita angústia e questionamentos enquanto assistimos a tudo. Difícil será continuar a se manter inerte perante os acontecimentos cotidianos, aparentemente triviais, nos quais pouco "enxergamos" o outro.

Aproveito o gancho para divulgar meu novo blog:

http://www.quantovaleoseusorriso.wordpress.com

e não deixem de visitar também o Lírio Urbano.

Beijos.

Weiny disse...

Enfim... Tbm quero ver esse filme, qm sabe alguém chega de longe e me convida...
E desculpa a falta de comentários e q ultimamente eu ando completamente sem "tesão" pra comentar em qq lugar... Se é q vc me entende...
Bjão.

Anônimo disse...

Apesar do grande medo, eu aceito o convite... rs
Beijos