A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) disponibiliza em sua página na Internet um Manual de Assessoria de Comunicação. A publicação, editada desde 1985, nasceu por conseqüência da escassez de livros voltados para esse segmento, naquela época.
A carreira de assessor de imprensa, hoje tão consolidada, só passou a ser peça-chave no país, tanto no setor público como no privado, após o ressurgimento do processo democrático no Brasil, meados da década de 80. O período pós-regime militar atribuiu ao profissional de comunicação maior importância no contexto social, como prestador de contas à sociedade.
A última edição do manual Fenaj, revista e ampliada, foi (re) publicada em 2007 e está em sintonia com o novo feitio do profissional contemporâneo, também considerado ‘multimídia’.
“Embora a tarefa de conceituar essa função seja de competência de estudiosos, este Manual pretende esclarecer e contribuir para que a função de assessor de imprensa, exercida exclusivamente por um jornalista, profissional diplomado (Decreto lei nº 83.284/1979), de forma reconhecida e valorizada pela sociedade brasileira”.
Acesso ao manual:
http://www.fenaj.org.br/mobicom/manual_de_assessoria_de_imprensa.pdf
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