Páginas

4 de agosto de 2009

Detalhes tão pequenos...

... ou ‘Particularidades da Gripe Suína que Não nos Contaram’

É uma pandemia. Sim. Todos estão alarmados. Sim². Presenciamos uma nova configuração social em função do pânico. É para tanto? A tal da ‘hipocondria transitória’, causada por um ‘estresse psicossocial’ é o jargão médico para definir a neurose atômica que nos assola nesses tempos espirrados.

Mas, será mesmo que ninguém está lucrando com essa história? O documentário ‘Operação Pandemia’, do diretor argentino Julián Alterini, vai na contramão do que chamo ‘espetacularização de crise’ e nos fornece, digamos, outras inconveniências atreladas à pandemia.

.:::




Texto narrado por Joaquín Arrieta, no documentário “Operação Pandemia”:

Atuemos ativamente, mas nunca aceitemos nos manter num estado de paranóia e sufoco. Cuidemos de nós e de nossas famílias, tenhamos em mente as medidas de prevenção, mas também, ter bem claro que esta fórmula em algum momento terá que mudar, porque estão jogando conosco, estão negociando com a sua saúde e a saúde de seus filhos.
.:::

Só para constar, penso que as recomendações preventivas da ‘gripo porcina’ não servem só para o H1N1. Li coisas como ‘lavar as mãos, escovar os dentes e passar o fio dental’. Alô?! Será que minha mãe já previa um surto gripal desses, visto que incorporou tais práticas em minha rotina diária desde que eu me entendo por gente? O_o


6 comentários:

Sukaine's Heart disse...

Bom...

Me sinto um pouco atingida com esta postagem, uma vez que EU fui um dos que contribuiram em espalhar possíveis prevenções da "gripe suína" quando publiquei em meu blog um texto sobre o assunto.

Ao menos na publicação repassada no meu blog, o texto fala em REFORÇAR SISTEMA IMUNOLÓGICO, ressaltando para o LEMBRETE da higienização e alimentação saudável, porque uma vez que seu estado de saúde esteja muito bem protegido e forte, o risco de contrair a gripe suína ou a comum ou qualquer outro vírus do gênero, é muito mais baixo. Portanto essas medidas NÃO SÃO o "REMÉDIO" contra a gripe suína, mas sim meios para sua prevenção, o que não significa, que se deixarmos de mantermos hábitos que normalmente DEVERIAM ser "automáticos" em nós, você estará livre da gripe só porque deveriam ser hábitos de instintos básicos.

Concordo em partes com seu texto, mas continuo defendendo e repassando o texto que postei em meu blog, afinal, se todos REALMENTE mantessem essas práticas rotinais, talvez o vírus não teria se espalhado tanto...

O que sei é que somente no dia de ontem mais NOVE pessoas morreram por conta disso e eu tenho um bebê de 10 meses em casa, que me esperava todos os dias para buscá-la do trabalho depois de pegar 3 ônibus e atravessar meia cidade...

Resumindo: Nada pessoal, mas...YO NO CRE EN LAS BRUJAS PERO QUE ELLAS EXISTEM...SI EXISTEM!!!

Vinícius Lima disse...

Pois é. Minha mãe também sabia disso e me deu as regras. Vou cumpri-las mais à fio hoje em dia.
É o que vira.

Landi disse...

Ohhh God!!!

E eu aqui achando que fosse morrer ao primeiro espirro enquanto esse povo lucra bilhões e bilhões...
A mãe dessas pessoas não ensinou que além de lavar as mãos não se deve brincar com coisas sérias???
Pensando bem...acho que eles nem tem mãe... O.o

Nada contra ter que lavar as mãos com mais frequencia...mas já está virando palhaçada...vira e mexe vejo pessoas (e não são poucas) andando por aí com máscaras e luvas, como respirar fosse sinônimo de morte subita!!!

O problema n é a gripe em si...e sim no que a transformaram!!

Adorei o post Carol!!!!!!!
=D

Bjussssssssssss

Edi Carlos disse...

Lavar as mãos!!!


Pilatos que me disculpe.


O termo agora não presume inocência de culpa e sim impultação da mesma.


Presuponho que estão lavando outra coisa....


Bjoss


Di"Carlos.

Anônimo disse...

Em que país vocês vivem? Eu ainda moro num onde pessoas morrem de desnutrição,vermes,etc e tal.Não é muito frequente vermos notícias do gênero, por que será? Sim, há exagero, excesso de informações desencontradas. Mas sim, a falta de higiene BÁSICA e cuidados para saná-la devem ser enfatizados. Já ficaram algum tempo dentro de banheiro,em qualquer lugar, público ou privado? Observem quantas pessoas lavam as mãos. Afirmo com toda certeza que não chega a 50%. Isso porque só vou a banheiro feminino. Não quero nem ver o banheiro dos homens,blargh.E vou repetir o que disse no Sukaine's, só que adaptado: Em tempos de pânico por causa da gripe A, enquanto alguns tentam explicar a gripe, outros tentam se proteger e outros tentam explicar os efeitos sócio -politico e econômicos, os camelôs da 25 de Março vendem lenços.

Beijos.

Sukaine's Heart disse...

Sobre o vídeo.

Na minha postagem me esqueci de falar sobre o vídeo até pq já tava virando um email e não um comentário né...rsrsrrs...agora sim apenas um comentário:

Esse é o filme de terror que mais me deu medo de todos que assisti na minha vida até hoje!


Sobre a parte técnica do documentário (análise de produção de jornlismo, depois que somos picados pel mosca azul do jornalismo sabe como é né...sempre acabamos vendo as reportagens com dois olhos, ou melhor quatro olhos e duas visões....vixi...deu pra entender?...então...)

Se eu tivesse visto esse vídeo antes de fazer meu PREX...acho que me vídeo-documentário teria recebido nota 11!

Muito bom!