Páginas

30 de março de 2008

Compartilhar é viver!

Tive conhecimento de um material muito bacana e me sinto na obrigação de compartilhar com vocês. Trata-se de um livro (mais apropriado chamá-lo de guia) para sobrevivência na web.

“Jornalismo 2.0: Como sobreviver e prosperar: um guia de cultura digital na era da informação”, de Mark Briggs, editado em português pelo Knight Center for Journalism in the Américas, tem abordagem muito objetiva e fala sobre a adaptação do trabalho jornalístico na era digital.

Conceitos de Web 2.0, como fazer um blog e até edição básica de vídeos são esclarecidos em 134 páginas. “Curto, gostoso e penetrante”, como diria o professor Celso Guidugli. Não irão se decepcionar, garanto!

“Este é um livro sobre pessoas, e não sobre tecnologia. Com certeza, há muita tecnologia nas páginas a seguir, mas na essência o que vamos encontrar aqui são pessoas tentando desenvolver suas habilidades dentro de um cenário novo e imprevisível. E são elas que importam, não o software mais recente ou o Web site. Se as pessoas conseguirem aprender como fazer a tecnologia trabalhar a seu favor, o resto é apenas detalhe”.

Mark Briggs, Introdução, Jornalismo 2.0


Disponível para download em: http://knightcenter.utexas.edu/Jornalismo_20.pdf

2 comentários:

Márcia disse...

Adoro ler, mas este é muito especifico para voces jornalistas!

Beijos!

Peças Raras disse...

Olá, Carol.
Desculpe, mas discordo do comentário da Márcia.
Na verdade, entrar na era da web 2.0 e transformar-se em emissor e não mais ser apenas um receptor passivo de mensagens é essencial para quem deseja crescer pessoal e profissionalmente.
Vou ler o livro/guia com o maior prazer.
Aproveito para convidar os interessados em saber mais sobre uma das ferramentas deste ambiente de web 2.0 - o podcast - a visitarem o podcast que realizo em www.pecasraras.podcast1.com.br
Há um episódio chamado "Pod o que?". Dá para entender um pouco mais sobre o podcast e suas potencialidades.
Abraço e obrigado por compartilhar esta dica.