Páginas

16 de julho de 2008

O bom, se conciso, é duas vezes bom!*
*Baltasar Gracián

Produto genuíno da Web 2.0, o uso de microblogs testa o poder de síntese embutido em nós. Tomei emprestado o excelente artigo de Alexandre Berbe, amigo e consultor cibernético para todas as horas, a fim contar um pouco dessa nova onda, que, alias, já virou complemento no funcional Firefox!

.::::

Twitter para bibliotecários
Publicado em 18.06.08 por A. Berbe

Conhece o Twitter?

O Twitter é um rede social que permite aos seus usuários o uso de microblogs. Cada artigo (post) de um perfil Twitter tem o limite máximo de 140 caracteres. Ou seja, a mesma quantidade de caracteres permitida numa típica mensagem de SMS.

A idéia do Twitter surgiu exatamente da facilidade de enviar uma mensagem SMS (”torpedo”) pelo celular. Logo, um usuário do Twitter pode enviar um artigo de dentro do ônibus, no intervalo de uma palestra, durante um show de rock’n'roll, na sala de aula ou de qualquer lugar, desde que tenha um celular em mãos ou um computador com acesso à internet.


Acredito que o Twitter não tenha se popularizado ainda no Brasil, mas é uma ferramenta que pode ser útil para determinadas situações. Um artigo recentemente publicado no site College@Home traz uma série de informações interessantes sobre as possibilidades de uso do Twitter para os bibliotecários e serviços de informação, além de uma lista de links sobre artigos e guias de uso dessa ferramenta.

Disponível em:
http://wl.blog.br/archives/144


.::::




Outras opções para hospedagem de microblogs:

.:: Jaiku - http://jaiku.com/

.:: Gozub - http://www.gozub.com/
.:: Telog - http://www.telog.com.br/
.:: Pownce - http://pownce.com/
.:: Tumblr - http://www.tumblr.com/

3 comentários:

Sueli Dutra disse...

Boa dica, Carol!
Ah, e já ouvi falar desse tal Alexandre Berbe. Muito bom o artigo dele.
BeijO ;-)

Anônimo disse...

A idéia do Twitter (que para mim soa como nome de uma peça de auto-falante) é ótima, só que desconfio que eu não conseguiria usá-lo por conta do espaço disponível. Eu ia gastar umas cinco ou seis entradas (na base do "continua no próximo") para cada coisa que eu ia comentar, eu tenho a tendência a me alongar nos assuntos...

P.S.: Nem vou comentar o bizarro fato de você gostar de uma música gravada por Marvin Gaye e Creendence (vou repetir, Marvin Gaye e Creedence) na versão do MICHAEL MCDONALD...

Weiny disse...

eu tenho twitter!!! há uns oito meses!!!
mas é q nem o Leo falou, qdo eu quero escrever eu fico me alongando nos assuntos...
fora q lá eu meio q falo pra paredes...
hããã... sabe q no meu blog 'meio' q tbm?!?!?!
Bjão